Este curso constrói um panorama atual das transferências financeiras realizadas pelos Municípios para entidades privadas sem fins lucrativos através de ajustes celebrados para a execução de políticas públicas incluídas no campo de atuação do Terceiro Setor; do controle externo do Tribunal de Contas do Estado sobre tais ajustes e repasses; de ferramentas de avaliação e controle; bem como sobre reflexões a respeito de oportunidades de melhoria desse quadro. As pesquisas de doutrina, legislação, jurisprudência e de dados reais sobre o Terceiro Setor e o Tribunal de Contas apresentam o quadro atual, e a sua análise permite a discussão sobre pontos de aprimoramento do controle.
A evolução da relação entre Estado e Sociedade Civil ao longo dos anos, desde a Monarquia até o Estado Democrático de Direito atual, refletida no ordenamento jurídico brasileiro, permitiu a delimitação do espaço de participação das entidades do Terceiro Setor em assuntos que antes eram de interesse exclusivo do Estado.
O estreitamento dessa relação e a aproximação do cidadão da gestão das políticas públicas de interesse social fizeram com que, aos poucos e através de mudanças na legislação, fosse legitimada a participação direta da sociedade na execução dessas políticas.
Organizada em entidades sem fins lucrativos, a sociedade civil passou, então, a participar das ações do Estado que objetivam a satisfação de uma necessidade coletiva e de interesse social, sendo beneficiada, quase sempre, com transferências financeiras da Administração Pública para a consecução de tal objetivo.
O aumento no uso desse caminho para a execução de políticas públicas chama a atenção de todos os interessados no bom uso de recursos públicos, principalmente do controle externo, executado pelo Tribunal de Contas, e do controle social, desempenhado pela própria sociedade civil. O quadro atual do Terceiro Setor e do controle sobre ele exercido, tanto o controle externo quanto o social, apresenta uma situação satisfatória e em evolução. A reflexão colocada sobre o futuro do Terceiro Setor está concentrada nessa evolução, que está diretamente relacionada ao uso das ferramentas de avaliação e controle abordadas neste estudo, e resultam em sugestões de discussão sobre sua viabilidade de execução prática.
CURSO COMPLETAMENTE ADAPTADO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA LEI 13.019/2014, COMPARANDO A SITUAÇÃO ATUAL COM A NOVA LEI REGENTE DO TERCEIRO SETOR.
1: Introdução aos Repasses ao Terceiro Setor.
Conceito e importância do Terceiro Setor
Base legal: Lei nº 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC) e demais normativas aplicáveis
Papel do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) no controle dos repasses
Modalidades de parcerias: Termos de Fomento, Termos de Colaboração e Acordos de Cooperação
Chamamento público: quando é obrigatório e como deve ser realizado
Exceções à obrigatoriedade do chamamento
Exigências de qualificação para OSCs participarem do processo
Análise de risco e critérios de seleção
2: Formalização das Parcerias e Execução do Objeto
Elaboração do Plano de Trabalho: Requisitos e estrutura
Assinatura do Termo de Fomento ou Colaboração
Mecanismos de repasse e movimentação dos recursos
Execução do objeto e monitoramento pela Administração Pública
Indicadores de desempenho e cumprimento das metas
Boas práticas na gestão de recursos e conformidade legal
Alterações contratuais e rescisão da parceria
Responsabilidades dos gestores públicos e dirigentes das OSCs
3: Prestação de Contas e Fiscalização pelo TCE/SP
Instrução nº 1/2024 do TCE/SP: regras e exigências para prestação de contas
Sistema Audesp: Prestação de contas eletrônica e preenchimento dos anexos
Anexos obrigatórios:
RP-12: Demonstrativo Integral das Receitas e Despesas – Termo de Convênio
RP-04: Relação dos Valores Transferidos
RP-05: Termo de Ciência e de Notificação – Contratos de Gestão
RP-06: Demonstrativo Integral das Receitas e Despesas – Contrato de Gestão
Documentos obrigatórios: notas fiscais, recibos, relatórios de atividades, comprovantes de pagamento
Prazos para a prestação de contas e consequências do descumprimento
Tipos de sanções e penalidades aplicáveis
4: Casos Práticos, Auditoria e Dúvidas Frequentes
Estudos de caso: análise de prestações de contas aprovadas e reprovadas pelo TCE/SP
Auditorias e fiscalizações: principais apontamentos do Tribunal de Contas
Dúvidas frequentes das OSCs e das prefeituras
Boas práticas para evitar apontamentos e glosas
Como responder a questionamentos do TCE/SP
Aspectos práticos da transparência na gestão dos recursos
Inicio: 20/11/2025 - Término: 20/11/2025
SÃO PAULO/SP
SÃO PAULO/SP
Carga Horária:
Informamos que este curso tem carga horária de 08 horas-aula divididas da seguinte forma:
das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas
iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo
C.N.P.J. 14.775.200/0001-20
Investimento: R$ 790,00 (setecentos e noventa reais) por participante.
No investimento acima descrito, estão inclusas as despesas com: coffee break, certificado e material de apoio.
Consultar descontos GEMMAP para dois ou mais participantes do mesmo órgão.
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RESERVA ANTECIPADA
É indispensável a inscrição prévia. Para garantir a participação faça a reserva / inscrição com antecedência; nesta oportunidade será fornecido um número de protocolo de confirmação de reserva. O iSata poderá a qualquer momento, se necessidade houver, alterar ou cancelar os cursos.
Caso ocorra, compromete-se a avisar/informar todos os inscritos dos seus treinamentos, justificando cada ato com a responsabilidade que lhe cabe perante seus parceiros/clientes.
Será fornecido por ocasião do curso, material didático impresso e entregue aos inscritos pagos, além de certificado de participação aos que completarem 70% de presença no dia do evento.
Advogado com Pós-Graduação em Direito Administrativo pela PUC/SP, Mestrado em Direito Público pela PUC Minas, Doutorando em Direito Econômico e Político pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Autor do Livro Defesa nos Tribunais de Contas - Editora Del Rey. Atuou na Prefeitura Municipal de Miguelópolis/SP, exercendo o cargo de assessor técnico, atuando nas áreas de Licitação e Contratos, Câmara Municipal de Guaíra, exercendo o cargo de assessor parlamentar, atuando na área do Processo Legislativo, presta assessoria em diversas Prefeituras e Câmaras Municipais e também a empresas privadas na área tributária, atualmente na Câmara Municipal de Guaíra como Advogado é Responsável pelo Controle Interno. Professor do iSata e FGV.