O curso trará todas as informações, com eventos acerca de procedimentos comuns para controles das principais contas o ativo e passivo destacando no ativo contribuições a receber; inscrição na dívida ativa; depreciação do imobilizado; parcelamentos; reconheci-mento dos ativos garantidores do passivo atuarial; todas modalidades de investimentos dos RPPS aquisição de títulos públicos ou privados, como a correta contabilização dos ganhos na marcação a mercado e das respectivas receitas no resgate, ou dos cupons durante a vigência, inclusive suporte para as possíveis perdas de investimentos no banco MASTER, com abordagem na elaboração da provisões e perdas e recuperação de ativos, amortizações nos cupons e resgates totais e parciais. Além dos fechamentos de balanços com contas dos anexos da Lei 4320, bem como DACSP pela STN, o anexo 4 RREO.
Vamos verificar a correta interpretação para contabilizar a nova base do PASEP devida para os RPPS, após a promulgação da EC 136/25, destacando a metodologia de elaboração da base de cálculo, à partir da apropriação mensal, do limite permitido, na Portaria MPS 1467/2022, para gastos com a taxa de administração (despesas administrativas).
Para os entes que ainda não separam em contas distintas os recursos previdenciários destinados para despesas com benefícios e despesas de custeio, daremos os fundamentos para justificativa de elaboração do projeto de lei, conforme artigo 84, da citada portaria.
É importante lembrar que, após a Emenda 103/19 o Ministério ganhou notoriedade constitucional para fiscalizar e regulamentar os RPPS, trazendo atualmente muitas cassações de CRP judiciais, com a mudança já não tem mais base legal, para manter as limina-res concedidas.
A perda do CRP causa enormes prejuízos aos entes federativos. Os RPPS que ainda não fazem o pagamento de PASEP, dare-mos orientação para regularizar o passado, como denúncia espontânea (redução de multas) com possibilidades de parcelamento e ainda, alertas sobre os riscos de omissão na falta de declarações, que além das multas podem ensejar crime de sonegação fiscal.
Inicio: 20/01/2026 - Término: 20/01/2026
ON LINE /ON LINE
ON LINE
Carga Horária:
Informamos que este curso ON LINE tem carga horária de 08 horas-aula divididas da seguinte forma:
1º dia: das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 17horas – Horário de Brasília.
iSata - Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Rua João Ferracine, 79 - conj. 13 - 14.090-560 - Ribeirão Preto - S. Paulo
C.N.P.J. 14.775.200/0001-20
Investimento: R$ 520,00 (quInhentos e vinte reais) por participante.
No investimento acima descrito, estão inclusas as despesas com a transmissão do curso ON LINE, Material didático PDF e Certificado de Participação.
Acima de 3 participantes do mesmo orgão ou empresa, 10% de desconto sobre o valor bruto.
Depósitos ou Ordens de Pagamentos utilize o Banco ITAU: Agência: 2129 Conta correbnte: 98.410-6 = Instituto iSata de Sustentabilidade Administrativa e Treinamentos Ltda - ME CNPJ: 14.775.200/0001-20 (o iSsata é optante pelo Simples Nacional)
RESERVA ANTECIPADA É indispensável a inscrição prévia. Para garantir a participação faça a reserva / inscrição com antecedência; nesta oportunidade será fornecido um número de protocolo de confirmação de reserva. O isata poderá a qualquer momento, se necessidade houver, alterar ou cancelar o curso. Caso ocorra, compromete-se a avisar/informar todos os inscritos dos seus treinamentos, justificando cada ato com a responsabilidade que lhe cabe perante seus parceiros/clientes
Acesse: www.isata.com.br ou se preferir, entre em contato por e-mail ou whatsapp :
e-mail: relacionamento@isata.com.br
Inscrições : (16) 99792 7126 whatsapp
Será fornecido por ocasião do curso ON LINE, material didático que será enviado aos inscritos pagos e certificado de participação aos que completarem 70% de presença no dia do evento.
Há 33 anos atua na área Pública Municipal, sendo 30 anos dedicados à Contabilidade de RPPS e 8 anos como gestora do IPM de Ribeirão Preto - SP. Contadora, Advogada, Professora Universitária, Consultora em RPPS, com pós graduação em Administração Pública pela UNESP e FAAP; em Direito Tributário pela LFG- palestrante e consultora de RPPS em vários RPPS do Brasil entre 2002 e 2016. Foi Analista contábil na SmarAPD; consultora de contabilidade em RPPS; professora Universitária na Graduação de Contabilidade e Direito, palestrante e professora de pós graduação; Ex-Superintendente do IPM; Ex diretora região leste da APEPREM; Ex 2ª secretária da ANEPREM; foi Presidente comitê multi PrevCom; e membro do grupo do Pró Gestão do MPS até 2025, atualmente é Contadora na Prefeitura de Ribeirão Preto e Professora do iSata.